O FESTIVAL

O 3º Festival Café & Cultura acontece entre os dias 12 de novembro e 12 de dezembro de 2021, na cidade mineira de Poços de Caldas, com o objetivo de estimular o consumo de cafés especiais e de valorizar os produtores da região

 

O circuito reúne novamente as melhores cafeterias e chocolateria com a missão de preparar e servir combos especiais (café + acompanhamento doce ou salgado) com valor máximo de R$18,90. Entre os destaques está a utilização dos mais diferentes métodos de preparo, garantindo experiências únicas aos participantes. 

CAFÉS ESPECIAIS

Para a Specialty Coffee Association (SCA) café especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da Metodologia de Avaliação Sensorial, que inclui atributos como aroma, sabor, acidez, ausência de defeitos, uniformidade, corpo e finalização.

O café é um dos produtos mais ligados à história de Minas Gerais e é apontado no ‘Plano Estadual de Desenvolvimento da Cozinha Mineira’ como um dos itens tipicamente mineiros. Não é à toa que Minas é o maior estado produtor de café do Brasil e, segundo dados do setor, os produtores mineiros respondem por cerca de 53% da produção nacional e são as principais fontes de cafés especiais do mundo.

APOIO OFICIAL

O Festival Café & Cultura tem o apoio oficial da Confraria do Café do Sul de Minas, grupo de mulheres criado em 2012 com o objetivo de experimentar cafés de qualidade, promover harmonizações e ampliar a divulgação do processo de produção do café especial