O FESTIVAL

O Festival Café & Cultura acontece na cidade mineira de Poços de Caldas com o objetivo de estimular o consumo de cafés especiais e de valorizar os produtores da região. A segunda edição acontece entre os dias 19 de novembro e 19 de dezembro de 2020 e conta com a parceria do 13º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas.

 

O circuito reúne novamente as melhores cafeterias com a missão de preparar e servir combos especiais (café + petisco doce ou salgado) com valor máximo de R$16,90. Entre as novidades deste ano está a participação de restaurantes para ressaltar a versatilidade do café e mostrar que o grão pode ser apreciado de muitas formas – para muito além do tradicional coado ou espresso. Os pratos ou sobremesas terão preço máximo de R$32,90.

CAFÉS ESPECIAIS PREMIADOS 

Para a Specialty Coffee Association (SCA) café especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da Metodologia de Avaliação Sensorial, que inclui atributos como aroma, sabor, acidez, ausência de defeitos, uniformidade, corpo e finalização.

Minas Gerais é o maior estado produtor de café do Brasil e, segundo dados do setor, os produtores mineiros respondem por cerca de 53% da produção nacional e são as principais fontes de cafés especiais do mundo.

E para valorizar os cafeicultores de Poços de Caldas, os cafés servidos no Festival Café & Cultura são premiados pelo 13º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas, com pontuação entre 85 e 86,75

APOIO OFICIAL

O Festival Café & Cultura tem o apoio oficial da Confraria do Café do Sul de Minas, grupo de mulheres criado em 2012 com o objetivo de experimentar cafés de qualidade, promover harmonizações e ampliar a divulgação do processo de produção do café especial. 

© 2020

AVATAR_SITE.png